top of page

      sobre

 

Gab Marcondes é poeta, artista visual e mestre em música pela UFRJ com a dissertação "Poesia Sonora: entre o som e a palavra", sob a orientação de Rodolfo Caesar. Em setembro de 2006 lançou pela editora 7letras seu primeiro livro “Videoverso: poesia que lê vendo; que se vê lendo”, livro partido ao meio entre a poesia e poemas visuais. O segundo livro, “Depois do vértice da noite”, veio pela mesma editora em 2010, com poemas que misturam rigorosa construção formal, sensibilidade, humor e ironia à visualidade na sua poesia. Transbordando as linhas do papel, seu trabalho se expande para vídeo-poemas, poemas sonoros,  aplicativos poéticos e, atualmente, objetos poéticos.



Como videomaker, Gab Marcondes tem seus vídeo-poemas circulando em diversos festivais, tais como: FILE - categoria mídia-art no Oi Futuro RJ; Festival Cultura Digital BR no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro; Pocket films no Centro Georges Pompidou em Paris; Ciclo de Arte Sonora no Parque Lage (Rio de Janeiro); Conexões Sonoras 2 no MIS de São Paulo; Instants Vidéo Numériques et Poétiques em Marseille; II Bienal de Videopoesia de Buenos Aires; Femina – Festival de Cinema Feminino na Caixa Cultural RJ; Mostra do Filme Livre no CCBB RJ; II Mostra VideoUrbe 2012 - Vídeo arte sobre superfície urbanas pela cidade do Rio de Janeiro. Destaque para o vídeo-poema “videoverso”, premiado no Festival do Minuto 2007, e “Poema Diluído”, que apresentado na edição de comemoração de 20 anos do CEP 20.000.

Em parceria com o cineasta e engenheiro, Bruno Vianna, vem realizando dois projetos que misturam poesia, tecnologias e novas mídias. Recém contemplado pelo edital da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, “PoemApps” cria aplicativos poéticos para dispositivos móveis. “A idéia é brincar com novos suportes e não traduzir o livro impresso para o digital. Mostrar que as palavras têm movimento.”, diz Gabriela. Desenvolvido desde 2010, o projeto já possui 4 aplicativos poéticos piloto para o Sistema Android. Dessa parceria, também veio a intervenção urbana “O Céu da palavra”, indicada ao Celeste Prize, em Nova York. O trabalho aconteceu no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, em espaço aberto à noite, projetando poesias em pipas brancas durante seu voo. “Empinando as pipas, as imagens até então invisíveis começam a ser desveladas, os trechos dos poemas só podem ser lidos por completo com a habilidade dos pipeiros”, explica a criadora.

" Os poemas visuais de Gabriela são impressionantes. Revelam uma busca incessante de novas relações entre os significantes e os seus respectivos significados. Trata-se de uma poesia em que se percebem articulações formais, condensamentos lingüísticos, descobertas originais e que pode, assim, conquistar um público leitor que ainda tem que ser alfabetizado para o poético, para o jogo lúdico das formas.(...) A poesia de Gabriela Marcondes, sempre inventiva e atenta, lúdica e brilhante, surge, assim, como um sopro de ar fresco e experimental no ambiente cada dia mais conservador em que vivemos, poética e existencialmente. Viva Gabriela, cujos poemas mostram que ainda é possível sonhar com o dia em que a invenção vencerá o medo."

Frederico Barbosa

​"Os objetos de Gabriela nos convidam a perceber que todo objeto já pode trazer em si mesmo uma escrita, como se os objetos fossem eles mesmos letras, sílabas: objeto-sentido, objeto-frase, palavra -objeto (...) Brincar de descobrir a escrita dos objetos, deixar-se tridimensionalizar o que é significado. Fazer com que o objeto fale a poesia. A objetificação dos significados nos joga na cara a poesia que quer se expressar. "

Marcus Reis



*************

 

Links relacionados:



https://www.7letras.com.br/autor?id=261

 

http://www.tal.art.br/13806

 

http://www.cronopios.com.br/site/lancamentos.asp?id=1735



http://oglobo.globo.com/cultura/transcultura-endocrinologista-se-aventura-pelo-mundo-das-letras-com-seus-poemas-jogos-2809325



http://revistatpm.uol.com.br/revista/109/bazar/versos-as-vento.html

 

http://www.cais.ato.br/#!gabmarconde/c1cpb


http://oglobo.globo.com/cultura/revista-literaria-para-marinheiros-9699400
 

http://www.ibrasotope.com.br/conexoes2/pecas/peca/1


http://ugrapress.wordpress.com/2011/06/08/a-riqueza-da-musica-experimental-em-sao-paulo/






bottom of page